Durante o feriado de Carnaval, as pessoas aproveitam para viajar a lazer. E para que a viagem seja tranquila e sem surpresas desagradáveis no retorno é necessário que o cidadão tome algumas medidas de segurança.
Neste período, a Polícia Militar do Paraná está com policiamento reforçado em várias regiões do Estado, mas pede à população que se atentem a atitudes que podem ser tomadas e que vão fazer a diferença na segurança da família e da residência.
O comandante do 1º Comando Regional da PM, coronel Renato de Oliveira Ribas Filho, diz que ao viajar é importante deixar alguém de confiança, como um parente ou um vizinho, avisado e que possa ir ao imóvel regularmente para verificar se está tudo certo.
E, em caso de eventuais emergências, essa pessoa vai poder comunicar a família de imediato e, principalmente, acionar a PM.
Outra recomendação é que objetos de valor, como joias e dinheiro, sejam guardados em locais seguros ou em locais menos visados da casa para dificultar a localização. Ferramentas e outros objetos que possam ser usados por invasores e que possam facilitar o arrombamento de portas e janelas devem ser guardados no interior da residência.
Sobre dispositivos de segurança, é preciso checar tudo com antecedência e também fazer uma conferência na hora do deslocamento.
A PM também lembra que os animais de estimação não podem ser esquecidos ou abandonados nos períodos de férias, pois dependendo do caso pode ser configurado crime.
Neste caso, o mais importante é planejar o que fazer.
Em caso de emergências, a PM está disponível para a população por meio do telefone 190 e também pelo aplicativo 190 PR.
FONTE: AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS