O governador Carlos Massa Ratinho Junior visitou o Hospital Infantil Waldemar Monastier, em Campo Largo, nesta sexta-feira, e anunciou o investimento de mais de quatro milhões e 300 mil reais na unidade. Os recursos possibilitam a abertura de 15 novos leitos, dobrando a capacidade de realização de cirurgias eletivas. Ratinho Junior destacou que os investimentos fazem parte da política de descentralização da saúde no Paraná.
Os recursos incluem a contratação de 40 técnicos de enfermagem e três fonoaudiólogos, no valor de quase três milhões de reais no ano; a implantação da residência médica com cinco profissionais de pediatria e um de neonatologia, em parceria com o Hospital Pequeno Príncipe, somando 295 mil; a aquisição de equipamentos avaliados em quase 538 mil; e a pintura e lavagem predial de todo o hospital, além de pequenos reparos em 12 mil metros quadrados no valor de 575 mil reais. O prefeito de Campo Largo, Mauricio Rivabem, agradeceu a visita do governador e elogiou o trabalho na unidade de saúde.
No início de 2019, o hospital fazia em média 40 cirurgias eletivas por mês. Somente em fevereiro deste ano, foram realizadas 210 cirurgias, e agora, com a aquisição destes equipamentos e contratação de equipe técnica, a unidade deve chegar a pelo menos 400 cirurgias mensais nos 15 novos leitos implantados. Atualmente o hospital possui ainda 30 UTIs, 25 leitos clínicos e nove leitos para procedimentos simples. Reforço que chegou em boa hora, ressalta o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
O hospital foi inaugurado em 2009 e faz parte das unidades próprias da Secretaria de Estado da Saúde, sendo referência no atendimento pediátrico do Paraná. Mensalmente, a unidade atende pelo menos duas mil crianças entre procedimentos ambulatoriais, internamentos e cirurgias.
FONTE: AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS